sábado, 28 de outubro de 2017

Da economia espiritual


Viva o reiki, a meditação, os eventos de mindfullness à beira Tejo, a construção de Templos Budistas, o amor ao próximo e os posts de Facebook atacando a era rapida e descartavel que vivemos, colocando selfies e mais selfies com legendas apelando ao amor, ao YOLO, e gritando "ABAIXO A VAIDADE E O EGO".
Contudo, ainda não vi nenhum mestre de Reiki que inicie pessoas gratuitamente ou a preços simbolicos. Os argumentos mais usados? "Se dou tempo e ensinamentos a alguem, o meu tempo deve ter um preço", ou o meu preferido, que já ouvi inumeras vezes "Se estas coisas milenares, esta sabedoria sagrada estiver facilmente ao dispôr de qualquer um não lhe darão valor". Sei...
E ainda esta semana vi um curso de meditação a 1000€. Sim... MIL! Mas é tudo muito espiritual e a conexão com o universo e a essencia de Deus e bla bla bla... mas SÓ se tiveres dinheiro. Porque o universo ou Deus não chega aos pobres com contas para pagar.
Eu tenho alguns cursos espirituais, é certo. Paguei por todos eles, uns mais caros que outros. Mas e quem não pode mesmo? Já assisti a uma senhora com bastantes dificuldades economicas, recem despejada de casa por não poder pagar a renda, a pedir, encarecidamente a um destes gurus cheios de dons, que lhe fizesse algo: reiki, cura reconectiva, algo... algo que a fizesse sentir melhor. E a resposta foi "As minhas consultas são 60€. Não se preocupe se não puder pagar agora. Tudo tem o seu tempo e significado. Um dia há-de poder pagar-me. Até lá, é porque Deus acha que ainda não é o momento de chegar a mim". Sério?!?... Só vos digo que se calhar sou eu que sou herege mas pronto, ofereci-me para fazer reiki à senhora, fi-lo 1x por semana durante uns meses e a senhora em troca dava-me um cafe (isto porque dizem os entendidos na coisa, ou chico espertos vá, que todo o serviço energético deve ter uma troca material e assim provei a quem usa esse argumento, e que até pode ser real, que um café tambem conta e nem tudo precisa ser em troca de 250€ por curso).
Assim apelo às pessoas que de verdade se preocupam com conhecer melhor o seu interior, melhorar a sua energia, que pensam no bem dos outros e em criar um mundo melhor, que tornem a sabedoria, o amor e a energia feliz ao dispôr de todos.

1 comentário:

  1. "Até lá, é porque Deus acha que ainda não é o momento de chegar a mim"?!?!?!?!?!?!?!?!?!
    Ou se calhar Deus estava a tentar chegar a ele através dessa pessoa que estava desesperada a pedir ajuda.
    É tudo uma questão de perspectiva.

    ResponderEliminar