sábado, 16 de julho de 2016

Campeão mas na Vida

Tratar o Éder como herói nacional parece-me ridiculo. Excessivo até perante tantas calamidades a sucederem-se actualmente por este mundo fora.
Ele chutou uma bola. Só isso.
"Ah e tal é o golo mais importante da história de Portugal". Oh meus senhores, tenham juizo! Quem ganha o ordenado é ele, os adeptos não vêm 1€ à frente e o titulo de campeão europeu é dele, não da nação. Continuamos a ter dividas, as familias continuam a ser despejadas, continuamos a ser dos menos literados da Europa. Aliás, nota-se...
No entanto, achando a atitude dos portugueses idiota, parabenizo o Eder porque ele é de facto um heroi. Não porque correu atrás de um bocado de borracha redondo mas porque, com a historia de vida que tem, conseguiu ser melhor que as expectativas. Louvo e admiro quem cresce com pais terriveis e se torna num adulto melhor do que eles alguma vez foram. Eder é dos tais que provam que a nossa garra e caracter já nascem connosco e não há desculpas que valham quando alguém é um filho da mãe.
Vi agora o Alta Definição e observei um ser humano fragil, com um discurso cheio de silencios, procurando na memoria as verdades dolorosas. Vi alguem que reconhece a vida que teve em pleno, que inclusive se sentiu culpado por situações onde era a vitima. Vi alguem que apesar das adversidades tentou e tenta ser fiel a si mesmo, fazendo o melhor que pode.

Vales muito Eder, mas não pelo futebol. Vales muito por teres dito que no fim da tua carreira queres afastar-te de tudo isto e trabalhar socialmente com crianças que passam pelo mesmo que tu passaste. PARABENS por tanta humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário