sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Quando pensamos que há situações que jamais serão permitidas em sociedade…


… descobrimos que simplesmente ninguém se importa.
Esta foto foi premiada como uma das melhores do ano. Podemos ver um macaco, pequeno e inocente, na China, encolhido de medo perante o seu “tratador” que o treina para truques de circo, moldando-o perante o medo e o terror de ser agredido.
Para os mais sensíveis, sei que dirão que são coisas diferentes, incomparáveis, mas ao ver esta foto penso naquele bloguer árabe que esta preso por escrever umas opiniões fortes na net, penso naquele piloto queimado vivo, penso nas centenas de mulheres apedrejadas até à morte porque disseram bom dia ao carteiro, e vejo, com nojo, que o Mundo se transformou num show, as desgraças são-nos mostradas enquanto jantamos belos bifes e rimos em família, os animais são esfolados em directo enquanto nós engomamos as nossas roupas de marca, o ébola só teve importância enquanto ameaçava a grande Europa com os seus brancos pedantes.
Saber que se fosse eu a ter uma doença exótica seria noticia por ser europeia e branca deixa-me estarrecida. Não faz sentido. Da mesma forma que não me é natural que esta foto receba um prémio internacional, o seu fotografo receba um cheque e o macaco continue preso, a levar porrada.

1 comentário:

  1. Concordo tanto contigo!...
    Este mundo, que premeia fotos como essa, dá-me nojo.

    Luciana

    ResponderEliminar