domingo, 11 de março de 2012

Preocupações

Devido à seca, a população da Aldeia da Sete, no concelho de Castro Verde, está a pedir chuva a Deus e aos santos, através de uma novena que inclui preces e orações rezadas e cantadas à moda alentejana.
Através da novena "Cantes para pedir Chuva", sempre a partir das 20:00 na capela da aldeia, homens e mulheres "unem vozes num sentido apelo" a Deus e aos santos, disse hoje à Lusa Pedro Mestre, da organização.
"Devido ao facto de estarmos a passar uma fase já complicada de falta de chuva, o desespero tomou conta do povo", explicou.
Falta de pastagens para alimentar o gado, plantações de cereais bastante comprometidas e com risco de perdas totais e despesas extras para regar culturas de regadio são os efeitos da seca no Alentejo.
Se não chover em breve, poderá começar a ouvir-se o "tocar a finados" (anúncio da morte) nos campos da região.

In Diário Online

O primeiro relatório de acompanhamento e avaliação dos impactos da seca, ontem publicado pelo Governo, aponta a existência de problemas no Alentejo.
Segundo o documento, “algumas explorações já esgotaram as suas reservas, estando desde há algum tempo a adquirir palhas e fenos no exterior, bem como alimentos compostos”. O relatório aponta para um acréscimo no preço do feno e da palha, comparativamente a semanas anteriores.
E alerta: “Como a ausência de chuva não tem permitido a realização das adubações de cobertura o seu aspecto vegetativo tem vindo a piorar e caso não chova nos próximos dias a situação poderá tornar-se irreversível”.
O relatório frisa ainda que as sementeiras efectuadas a partir do início de Dezembro tiveram “uma péssima germinação”, de tal forma que “alguns produtores optaram mesmo por não semear ou não concluir as sementeiras”.
 
In Rádio Pax

2 comentários: