quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Da pretensão



Já leram algum livro do José Rodrigues dos Santos?
Já viram este senhor a dar alguma entrevista?
Gosto muito dos livros dele. Entretêm-me muitíssimo. Entretêm… Tal como compete a qualquer bom policial, triller, etc…
Não entendo a insistência do jornalista em afirmar “Comparam-me com o Dan Brown? Não percebo porquê! A escrita dele é básica, baseada em escândalos para vender.” Ah tá… E tu não, Zézinho?
É que vamos lá a ver, só porque és daquelas pessoas a quem dizemos “Bom dia!” e tu respondes “Olá! Acabei de passar ali na Rua Y,com um elevador muito giro do século XX, construído pelo Coizinho da Silva que… já agora, sabes algo da vida dele?” (eu já vi o José Rodrigues dos Santos a dissertar toda a origem dos elevadores no programa “5 para a meia noite” e o Nilton com cara de AVC), não faz de ti um escritor de alto gabarito, digno de um prémio Nobel. É que literatura é… sei lá… Tolstoi? Dumas?
Oh Zézinho, não inches o peito só porque és um grande jornalista (que és, sim senhor), porque para ser escritor é preciso outra alma, outra visão.
Um livro teu vale tanto quanto um do Dan Brown, portanto… sê coerente, Zé. É que desprezar o americano para vir agora lançar uma obra sobre Cristo e afins, fica-te mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário