quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Que medo ao futurizar…

Ontem fui à Segurança Social e sai de lá pálida e indisposta com o que ouvi.
Estava lá uma senhora na casa dos 60, que contava à assistente que no dia anterior tinha perdido a vergonha e tinha decidido ir para um bairro pedir esmola.
Custou-me tanto, mas tanto ouvir isto!!
Primeiro, por ela. Porque não é justo. Ouvi a assistente a fazer as contas sobre o dinheiro que a senhora recebia comparando com as despesas que tinha (casa, água, luz, gás…) e a própria assistente concluiu “mas só lhe sobram 10€! Como come?”.
Como é possível?!? Como pode um ser humano trabalhar na sua velhice para apenas ter um tecto? Isto é deshumano! Não é vida, é sobrevivencia. É uma calamidade! Doeu-me profundamente a alma ao ouvir esta conversa.
Em segundo lugar, deu-me um pânicozito ouvir esta realidade. Porque quem me garante que daqui por uns tempos não sou eu a fazer este discurso? Tive medo. Muito medo. Ainda o tenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário