quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Não é facil…






… explicar a duas crianças que a mãe vai ficar careca.








A minha madrinha teve cancro da mama em Junho.
Foi operada, o nódulo foi-lhe retirado e, ainda que pareça estar tudo controlado, como o tumor dela era dos mais agressivos que existem a este nível, a médica decidiu que ela deveria fazer quimioterapia como prevenção e garantia de que não estaria nenhuma metastese por aí perdida no seu corpo.
Claro que toda a família está feliz por ela se ter curado com uma simples operação! Mas agora surge a parte delicada. A minha madrinha tem dois filhos pequenos, um casalito bonito, ele com 10 anos, ela (que por acaso é minha afilhada) com 5.
A minha afilhada é incrivelmente vaidosa e curiosa. Não foi fácil explicar-lhe que a mãe iria ficar careca. Não foi fácil fazer-lhe compreender que a mãe está doente e tem de fazer um tratamento que a deixará sem sobrancelhas.
Não foi fácil mas ela lá aceitou as justificações que os adultos lhe deram.
Agora só me preocupa o choque que ela terá com a realidade quando o cabelo da mãe desaparecer mesmo.

1 comentário:

  1. As crianças tem o habito de nos surpreender pela positiva nestes aspectos, se calhar vai ficar surpreendida no primeiro dia mas depois habitua-se ao novo aspecto da mãe. As crianças vivem num mundo bem mais simples que o nosso e aceitam muito melhor a mudança em parte porque por mais que lhes expliquemos nunca conseguem entender na totalidade a gravidade das coisas, não esta na massa delas o pessimismo. A tua sobrinha vai ficar bem. Tudo de bom para ti e os teus.

    ResponderEliminar