terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ainda tenho uma réstia de esperança na juventude…


Sempre fui um pouco negativa quanto ao futuro da humanidade.
Creio que as pessoas não percebem do que se trata a vida. Esperam que o tempo passe, esperam algo da vida, esperam, olham… e ali ficam!
Uma vez, uma professora disse-me: “ Se não encontram oportunidades, criem-nas!”.
Este deveria ser o lema desta geração que se diz “à rasca”.
Como jovem, vejo cada vez menos saídas e torno-me cada vez mais passiva. Mas isto não está certo! A vida não é desculpa, é incentivo! Portanto, toca a criar! Vamos ser todos descobridores, aventureiros de bússola na mão, adentrando pelo mato da vida.

Neste sentido, fiquei feliz ao encontrar-me agora nestas mini-férias que tive, com alguns amigos que não via a algum tempo e ficar a saber que:
- A minha amiga Isabel cancelou a matrícula no ensino superior (esperta!) e vai abrir dentro de 2 semanas uma loja de roupa para crianças (corra bem, corra mal, ao menos teve garra e impulso empreendedor).
- A minha amiga Marta vai para o Porto tirar um curso de fotografia, gosto e talento que descobriu o ano passado (e tem talento mesmo, que eu vi!).
- O meu amigo Filipe anda todo entusiasmado a fazer voluntariado na APPCDM da nossa cidade e anda a recolher vários tipos de coisas para enviar para Moçambique.
- A minha amiga Raquel anda a escrever poesia, na esperança de um dia publicar um livro.
- O meu amigo Jaime iniciou-se agora na pintura (é o homem das artes! Ele é eloquente, ele escreve que nem Pessoa, ele pinta…).
- O meu amigo Ricardo assumiu a presidência da empresa de família e tem-se saído muito bem, dando um novo impulso ao negócio.
- A minha amiga Maria está a pensar fazer um retiro espiritual numa antiga quinta, pertencente a um grupo de frades.
- A minha amiga Joana vai começar a compor músicas para uma banda.

Posto isto, só posso dizer: viva a juventude!
Porque quando queremos, podemos tudo. E A juventude é o maior e melhor impulsionador que conheço. Que fique claro que me refiro a todos os tipos de juventude, sobretudo a de espírito. A minha amiga Maria é já mais velha, tem 46 anos e contínua com força para procurar a sua paz.
Abrindo os olhos a esta realidade, só me resta ser mais positiva e ver mais luz na escuridão. E resta-me também ganhar força e ímpeto para iniciar o meu caminho, seja ele qual for.

Sem comentários:

Enviar um comentário